quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

CORRENTE ALTERNADA

A corrente alternada é aquela que executa um movimento de vaivém das cargas elétricas no fio que a transporta.Ela tem variação de tensão,parte de um valor zero,e vai subindo gradativamente até chegar a um valor máximo,chegando neste valor máximo começa a diminuir, até chegar zero novamente,aí inverte sua direção, e começa a fluir em sentido contrário,até um valor máximo negativo,voltando novamente a zero.A forma de onda alternada é chamada de onda senoidal.

                             


É interessante observar desde já, que que as cargas elétricas só se movem do negativo para o positivo(sentido real da corrente),portanto,a inversão de movimento se dá porque a polaridade do gerador que se inverte.
 A corrente alternada pode ser representada graficamente como mostrado na figura anterior,que chamamos de onda senoidal.O ponto mais alto da figura é chamado de pico e o mais baixo vale,quando a corrente passa pelo mesmo valor entre um pico e um vale sucessivos,dizemos que ela efetuou um ciclo.

Período de uma corrente alternada: é o tempo gasto para completar um ciclo.

                                                     
Frequência da corrente alternada: é o número de ciclos que acontece em um segundo. a frequência corresponde ao movimento do vaivém dos elétrons durante um segundo. Veja na figura abaixo o gráfico de uma frequência de três vezes ou dizendo três hertz nome dado para medirmos a frequência.

                 
                         
                                       


Relação entre frequência e período: como o período é o tempo necessário para que a onda alternada efetue um ciclo,e como a frequência é o número de ciclos efetuados no tempo de um segundo,resulta que a frequência é o inverso do período e vice-versa.






Nenhum comentário:

Postar um comentário